Notícias

JERRY LEWIS, O TELETON E A FIBROSE PULMONAR

Jerry Lewis, descendente de russos nascido Joseph Levitch em Newark, Nova Jersey, faleceu na manhã de 20 de agosto de 2017, aos 91 anos de idade, em sua casa em Las Vegas. Ator, roteirista e diretor de cinema, ele participou de mais de 60 filmes entre 1949 e 1996, nos quais, além das caretas e corre-corres, cantava, dançava e arriscava umas cenas românticas. No Brasil, foi campeão de audiência na tevê nos anos 70.

Teleton (do original telethon) é uma palavra criada pela junção da palavra televisão e maratona. Um teleton é um evento de angariação de fundos televisivo que dura muitas horas ou dias e cujo objetivo é arrecadar dinheiro para uma causa caritativa, política ou outra supostamente digna. O primeiro Teleton surgiu em 1949, criado por Milton Berle, que arrecadou US$ 1.100.000 para a Damon Runyon Cancer Research Foundation. No entanto, o Teleton mais antigo e conhecido nos EUA foi criado em 1966 por Jerry Lewis, conhecido como Jerry Lewis MDA Labour Day, para beneficiar a Associação de Distrofia Muscular. Esse programa foi ao ar anualmente até 2010 e arrecadou mais de 1,8 bilhão de dólares. Pela iniciativa, Jerry foi indicado para o Prêmio Nobel da Paz, em 1977.

Desde 2001, Jerry Lewis lutava contra a Fibrose Pulmonar, uma grave doença que afeta os pulmões. A Fibrose Pulmonar é uma doença de causa desconhecida e que leva a um tipo de “enrijecimento” dos pulmões. O órgão perde a sua capacidade de expansão completa e a capacidade de filtrar o oxigênio do ar que respiramos para o interior dos vasos sanguíneos. Com isso, todo o corpo sofre devido à falta do oxigênio. Jerry Lewis esteve hospitalizado algumas vezes por conta da doença e chegou a engordar 28kg devido às altas doses de corticoides que tomou para combatê-la. Nos últimos anos foram desenvolvidas novas drogas para o tratamento da Fibrose Pulmonar Idiopática e que há pouco mais de um ano estão disponíveis para uso no Brasil.

O ator também sofria com outros problemas de saúde, alguns dos quais que poderiam estar relacionados à própria Fibrose Pulmonar ou devido ao uso de corticoides, como doença cardíaca (sofreu infarto e possuía implantes de pontes de safena), diabetes e câncer de próstata. A causa da morte de Jerry Lewis não foi divulgada pela família.
Veja todas as notícias Veja mais


Compartilhe no Twitter
Voltar
Curta nossa fanPage
BYS1000