APRENDA A USAR OS UMIDIFICADORES EM CASA
Umidificadores são aparelhos geralmente utilizados em momentos de clima seco para aumentar a umidade relativa do ar. No entanto, os umidificadores não são totalmente úteis para os indivíduos alérgicos, pois eles podem aumentar a umidade dentro de casa, o que pode favorecer os ácaros e fungos e agravar as alergias. Um higrômetro pode auxiliar no controle da umidade do ambiente doméstico, que não deve ultrapassar 45%.
Para evitar que o uso excessivo dos umidificadores aumente a umidade dos ambientes e favoreça o crescimento de fungos, recomenda-se que os aparelhos devam ser utilizados no máximo por uma hora, preferencialmente antes de dormir, e desligados em seguida. Não se deve deixar os umidificadores ligados durante a noite toda.
Quando utilizados, os umidificadores precisam ser limpos, pois são dispositivos que contêm água e a vaporizam no ar. Assim como não se deve beber café de uma cafeteira contendo água por alguns meses, não se deve respirar o vapor de umidificadores sem limpeza. Problemas de saúde podem surgir a partir do uso de um umidificador que desenvolveu mofo, bolor ou contaminação bacteriana. Erupções na pele, prurido (coceira) na pele e nos olhos pode ser um sinal de mofo ou bolor vindo do umidificador.
Para a higiene dos umidificadores deve-se buscar o auxílio do próprio manual do aparelho. As possibilidades são que o fabricante recomende limpar o umidificador ou com vinagre ou água sanitária, que eliminam o mofo e o bolor. Não há uma recomendação uniforme sobre qual a frequência que esta limpeza deve ser feita, variando entre limpá-lo depois da temporada e antes do armazenamento até limpá-lo várias vezes ao longo da temporada de inverno seco. O senso comum é que o umidificador deve ser limpo depois que ser usado por alguns meses, após o uso diário pesado, ou depois que ele foi retirado do armário sem limpá-lo por várias semanas.